As redes sociais fazem parte da nossa vida. Logo que acordamos, já vemos as novas fotos na timeline, respondemos mensagens, checamos as notícias e compartilhamos memes e vídeos engraçados com os amigos.

Inicialmente usadas para conectar as pessoas, hoje as redes possuem uma variedade de funções que facilitam o nosso cotidiano em só um clique. Assim como a internet, elas também transformaram a comunicação entre empresas e seus públicos.

Rápidas e acessíveis, permitem novas interações a cada instante, aproximando marca e consumidor. Pensando nisso,  destaquei algumas dicas de ferramentas das redes sociais que vão  ajudar você a desenvolver novos conteúdos dinâmicos para suas páginas.

Stories: Momentos que engajam

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente já postou uma foto, vídeo ou fez uma enquete nos stories, não é mesmo? Essa ferramenta possibilita que os conteúdos fiquem visíveis para seus seguidores por um dia. Depois, só você tem acesso aos views e comentários deixados pelo público.

Os stories permitem uma infinidade de ações dentro da rede social. Dá para usar filtros, efeitos de câmera, adesivos, gifs, enquetes, músicas e outros recursos que vão aumentar a interatividade do post.

Eles também são uma ótima opção para as contas comerciais aumentarem seu engajamento social. Com eles é possível mostrar lançamentos, eventos, os bastidores de criação, divulgar campanhas e promoções, fazer transmissões ao vivo e replicar as mensagens dos seguidores.

Recursos redes sociais stories

E o melhor: você pode agrupar todos os conteúdos relacionados e deixar em destaque no perfil. Assim, as pessoas sempre podem conferir os principais momentos e campanhas realizadas.

Lives: Uma nova forma de se comunicar

Os vídeos ganharam mais espaço na internet nos últimos anos. Pelo formato visual e atrativo, eles nos cativam mais que textos ou fotos. Por isso, redes sociais como o Facebook investem em ferramentas autorais para que os criadores de conteúdo invistam mais tempo e dinheiro na plataforma.

Um dos meios disponibilizados pelo site são as livesQuando bem planejadas, elas contribuem para melhorar a comunicação com o público, compartilhando momentos importantes ao vivo.

As lives são  normalmente  usadas pelas páginas para transmitir eventos, trocar ideias sobre temas atuais, apresentar produtos e fidelizar o público. Para planejar bem uma live, é preciso:

  • Cenário ou estúdio de gravação
  • Roteiro
  • Equipamentos de iluminação
  • Câmera de boa qualidade
  • Microfones (inclusive para os convidados)
  • Bom acesso à internet

Você também pode aproveitar as métricas da rede social para saber qual é o melhor horário para a transmissão e definir uma frequência para a realização dos vídeos. E lembre-se: Na hora da gravação,  leia os comentários, responda as perguntas enviadas, compartilhe links de seu site e ressalte  informações que seu público precisa conhecer.

Loja no Facebook: Mais um espaço virtual de compras

Vender produtos e serviços pela internet é fundamental nos dias atuais. Então, por que não incorporar sua loja virtual ao Facebook? A rede, que já é um local de pesquisas e conexões, irá ampliar o seu comércio e dar visibilidade aos seus produtos.

A ferramenta oferecida ao usuário é gratuita e simples de usar. Basta que você tenha uma fanpage da sua marca e faça um perfil no Facebook BusinessAo cadastrar um produto na plataforma, é preciso de uma imagem, descrição e preço.

Utilize os recursos para segmentação do público da própria rede social, escolha as formas de pagamento desejadas e defina o modo de finalização da compra. Pronto, você estará preparado para aumentar o número de vendas.

Carrossel: Anúncios Diversificados

Caso já tenha um e-Commerce próprio e queira publicar no Facebook e Instagram anúncios de determinados produtos, você pode utilizar o carrossel. Ele nada mais é que um formato que permite o acréscimo de mais fotos em um mesmo post. A vantagem dele são as alterações e cortes que são possíveis de fazer com as imagens, personalizando a apresentação do produto.

Carrossel FB

Aproveite o recurso para aplicar filtros, adicionar descrições e textos, incorporar links e especificar as informações. Com certeza é uma maneira diferente de fazer seu conteúdo ser notado.

Mantenha a frequência com a programação de posts

Mais valiosa que a quantidade de publicações é a regularidade com que elas são postadas e a qualidade do conteúdo. As redes sociais possuem ferramentas para análise de métricas que detalham o alcance de cada conteúdo e partir delas se torna mais fácil determinar os melhores horários para o compartilhamento de novos materiais. 

Além disso, uma das funções habilitadas no Facebook é a programação de posts, que contribui para o planejamento de  conteúdos. Ela permite agendar a publicação em datas e horários fora do período comercial. Assim, você pode mesclar os formatos postados, criando um espaço de descanso confortável e ainda assim atrativo para as pessoas que estão interessadas na sua empresa.

Agora que você conheceu essas ferramentas, aproveite para fazer o download do nosso Cronograma de Conteúdos e para organizar o seu calendário de publicações nas suas redes digitais.

Participe da discussão

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *