Redes Sociais

Como utilizar as ferramentas das redes sociais

As redes sociais fazem parte da nossa vida. Logo que acordamos, já vemos as novas fotos na timeline, respondemos mensagens, checamos as notícias e compartilhamos memes e vídeos engraçados com os amigos.

Inicialmente usadas para conectar as pessoas, hoje as redes possuem uma variedade de funções que facilitam o nosso cotidiano em só um clique. Assim como a internet, elas também transformaram a comunicação entre empresas e seus públicos.

Rápidas e acessíveis, permitem novas interações a cada instante, aproximando marca e consumidor. Pensando nisso,  destaquei algumas dicas de ferramentas das redes sociais que vão  ajudar você a desenvolver novos conteúdos dinâmicos para suas páginas.

Stories: Momentos que engajam

Se você tem uma conta no Instagram, provavelmente já postou uma foto, vídeo ou fez uma enquete nos stories, não é mesmo? Essa ferramenta possibilita que os conteúdos fiquem visíveis para seus seguidores por um dia. Depois, só você tem acesso aos views e comentários deixados pelo público.

Os stories permitem uma infinidade de ações dentro da rede social. Dá para usar filtros, efeitos de câmera, adesivos, gifs, enquetes, músicas e outros recursos que vão aumentar a interatividade do post.

Eles também são uma ótima opção para as contas comerciais aumentarem seu engajamento social. Com eles é possível mostrar lançamentos, eventos, os bastidores de criação, divulgar campanhas e promoções, fazer transmissões ao vivo e replicar as mensagens dos seguidores.

Recursos redes sociais stories

E o melhor: você pode agrupar todos os conteúdos relacionados e deixar em destaque no perfil. Assim, as pessoas sempre podem conferir os principais momentos e campanhas realizadas.

Lives: Uma nova forma de se comunicar

Os vídeos ganharam mais espaço na internet nos últimos anos. Pelo formato visual e atrativo, eles nos cativam mais que textos ou fotos. Por isso, redes sociais como o Facebook investem em ferramentas autorais para que os criadores de conteúdo invistam mais tempo e dinheiro na plataforma.

Um dos meios disponibilizados pelo site são as livesQuando bem planejadas, elas contribuem para melhorar a comunicação com o público, compartilhando momentos importantes ao vivo.

As lives são  normalmente  usadas pelas páginas para transmitir eventos, trocar ideias sobre temas atuais, apresentar produtos e fidelizar o público. Para planejar bem uma live, é preciso:

  • Cenário ou estúdio de gravação
  • Roteiro
  • Equipamentos de iluminação
  • Câmera de boa qualidade
  • Microfones (inclusive para os convidados)
  • Bom acesso à internet

Você também pode aproveitar as métricas da rede social para saber qual é o melhor horário para a transmissão e definir uma frequência para a realização dos vídeos. E lembre-se: Na hora da gravação,  leia os comentários, responda as perguntas enviadas, compartilhe links de seu site e ressalte  informações que seu público precisa conhecer.

Loja no Facebook: Mais um espaço virtual de compras

Vender produtos e serviços pela internet é fundamental nos dias atuais. Então, por que não incorporar sua loja virtual ao Facebook? A rede, que já é um local de pesquisas e conexões, irá ampliar o seu comércio e dar visibilidade aos seus produtos.

A ferramenta oferecida ao usuário é gratuita e simples de usar. Basta que você tenha uma fanpage da sua marca e faça um perfil no Facebook BusinessAo cadastrar um produto na plataforma, é preciso de uma imagem, descrição e preço.

Utilize os recursos para segmentação do público da própria rede social, escolha as formas de pagamento desejadas e defina o modo de finalização da compra. Pronto, você estará preparado para aumentar o número de vendas.

Carrossel: Anúncios Diversificados

Caso já tenha um e-Commerce próprio e queira publicar no Facebook e Instagram anúncios de determinados produtos, você pode utilizar o carrossel. Ele nada mais é que um formato que permite o acréscimo de mais fotos em um mesmo post. A vantagem dele são as alterações e cortes que são possíveis de fazer com as imagens, personalizando a apresentação do produto.

Carrossel FB

Aproveite o recurso para aplicar filtros, adicionar descrições e textos, incorporar links e especificar as informações. Com certeza é uma maneira diferente de fazer seu conteúdo ser notado.

Mantenha a frequência com a programação de posts

Mais valiosa que a quantidade de publicações é a regularidade com que elas são postadas e a qualidade do conteúdo. As redes sociais possuem ferramentas para análise de métricas que detalham o alcance de cada conteúdo e partir delas se torna mais fácil determinar os melhores horários para o compartilhamento de novos materiais. 

Além disso, uma das funções habilitadas no Facebook é a programação de posts, que contribui para o planejamento de  conteúdos. Ela permite agendar a publicação em datas e horários fora do período comercial. Assim, você pode mesclar os formatos postados, criando um espaço de descanso confortável e ainda assim atrativo para as pessoas que estão interessadas na sua empresa.

Agora que você conheceu essas ferramentas, aproveite para fazer o download do nosso Cronograma de Conteúdos e para organizar o seu calendário de publicações nas suas redes digitais.

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp