Definir público alvo

Aprenda a definir o público para suas divulgações digitais

É cada vez mais comum que as empresas tenham uma atenção maior nas ações de mídia digital. E esse é um dos principais caminhos para melhorar os resultados comerciais de qualquer negócio. Só que para ter efetividade e fazer os investimentos certos, é preciso fazer um trabalho anterior para definir o público.

 

Veja esse exemplo: você vai patrocinar posts em redes sociais como Facebook e Instagram. Também vai criar anúncios de mídia paga, tanto no Google como nas redes sociais. Só que nesse momento surge a dúvida: no que eu tenho que prestar atenção na hora de definir o público que vai ser impactado por esses anúncios?

 

Isso já mostra que definir o público não é uma tarefa tão simples e impacta diretamente nos resultados que precisa trazer.

 

É por isso que você vai conferir agora um conteúdo completo com os principais passos para definir o público ideal. Seguir cada um deles será o caminho ideal para que consiga ser efetivo em todas as divulgações digitais que realizar de agora em diante.

 

Por que definir as características do público é tão importante?

 

Conhecer as pessoas da audiência é essencial para dar uma compreensão mais ampla e profunda do que fazer no ambiente digital. Mas para isso, fazer entrevistas com seus clientes atuais é fundamental, assim como contar com qualquer forma de pesquisa de mercado.

 

Sem mapear as características do seu público, você corre o risco de perder tempo e dinheiro. Tudo isso acontece porque acaba desenvolvendo ações que não são adequadas para o seu mercado. Além disso, você não saberá como e onde alcançar esse mercado.

 

É por essa importância de conhecer mais e ir mais a fundo no que conhecemos do público que existe o conceito das personas.

 

Diferentemente do público-alvo, que representa um conjunto de pessoas mais genérico, as personas são representações reais com características completas e personalizadas do seu público. Você vai entender melhor esse conceito quando entender o que é mais importante definir.

 

  

Definir o público ou a persona?

 

Para entender melhor o conceito:

 

  • Podemos dizer que uma persona é um personagem fictício baseado em dados reais e pesquisa de mercado que representa um segmento de pessoas que cada empresa deve abordar.

O desenvolvimento de uma persona é diferente do público-alvo. Esse é um método que os profissionais de marketing e os criadores de conteúdo usam para implementar estratégias de marketing sólidas e criar conteúdos melhores.

 

Ao apresentar uma pesquisa com informações do público, é preciso fazer isso de uma maneira que dá vida ele. Os criadores de conteúdo e os profissionais de marketing podem entender melhor com quem estão falando a partir das personas.

 

A ideia é que, quando você conseguir identificar uma pessoa real para criar conteúdo, você fará um trabalho muito melhor de atender às suas necessidades. E hoje, a maioria das empresas desenvolve várias personas de audiência para representar os diferentes tipos de clientes que se enquadram em seu público-alvo, ou que chegam até a home page do site.

 

Não há nenhuma regra sobre quantas você deveria ter, mas o mercado trabalha com algo entre 2 e 5 personas. Mas quando a maioria escuta falar sobre o tema, geralmente confundem com termos como:

 

  • Audiência da empresa;
  • Perfil do comprador;
  • Avatares de clientes;
  • Perfis de audiência;
  • entre outros.

Mas essencialmente, pelo menos no que diz respeito a pequenas empresas, tudo isso pode ser resumida com a mesma coisa: a persona. Existem muitas técnicas usadas para colocar isso em prática. E agora você vai conferir uma série de 3 passos para executar

3 passos para definir o público ou a persona do seu negócio

1. Determine quais dados precisa ter para criar um bom perfil

 

O processo de desenvolvimento de uma persona geralmente começa com a identificação dos principais dados. Você precisará se perguntar quais são os elementos e informações necessárias que precisa descobrir sobre seu público.

 

A maioria das empresas, independentemente do seu produto ou serviço, está interessada em saber as seguintes informações sobre o seu público:

 

  • Sexo;
  • Localização;
  • Renda mensal;
  • Grau de instrução
  • Características da família;
  • Interesses pessoais.

2. Levante pontos que farão a diferença na estruturação das ações digitais

 

As coisas podem ficar ainda mais interessantes na definição das personas. E onde você pode adaptar sua pesquisa de acordo com o que é apropriado para o seu negócio é quando começamos a levantar pontos como:

 

  • Objetivos e sonhos;
  • Desafios;
  • Valores;
  • Medos;
  • Estilo de vida e rotinas.

São essas informações que nos permitem realmente conhecer nosso público e entender melhor como podemos atender às suas necessidades.  

3. Utilize uma ferramenta que facilita a estruturação das personas

 

Sei que fazer esse trabalho todo do zero não é uma tarefa fácil. Mas hoje já existem ferramentas simples que facilitam bastante a parte de estruturação das personas de qualquer empresa.

 

A principal delas é o Gerador de Personas, site desenvolvido com a parceria entre Rock Content e Resultados Digitais, duas das maiores referências de Marketing Digital no Brasil.

 

Com essa ferramenta, você consegue ter a lista de itens principais que precisa definir. Logo depois é só preencher os dados solicitados, como cargo, sexo, idade, escolaridade e outros.

O que fazer depois de definir o público que minha empresa deve trabalhar?

 

Agora que já conhece os motivos que mostram a importância de trabalhar em cima da definição do público-alvo e da persona e os passos para fazer na prática, é importante conhecer também os próximos passos. Afinal, o que fazer depois de ter tudo isso pronto?

 

Claro que o trabalho em cima das personas é importante para traçar toda a sua estratégia de divulgação digital. Mas dentro dessa ação, você precisa cumprir com 3 etapas básicas:

 

  • Documentar os perfis: o mais importante depois de fazer a sua definição é ter isso bem documentado e com fácil acesso
  • Pensar nas estratégias que podem ser aplicadas: depois já chega o momento de elaborar quais ações e estratégias serão de fato executadas. Cada uma delas deve ter os perfis traçados como o principal norte, seja para trabalhar o design ou a parte de conteúdo;
  • Colocar em prática o planejamento: e por fim, é preciso operacionalizar essas estratégias. Aqui é preciso contar com algum profissional experiente, que já tenha realizado o trabalho de colocar em prática as ações baseadas nas personas e no público definido.

Espero que o conteúdo tenha ajudado você a entender melhor os passos que ajudam a definir o público. Agora você precisa de ajuda para implementar tudo isso? Então entra em contato que terei o prazer de te ajudar a ter os resultados positivo que tanto espera através das divulgações digitais.

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp