Usuário em um tablet representando o engajamento nas redes sociais

O que é engajamento nas redes sociais e porque ele é tão importante?

Já ouviu falar no engajamento nas redes sociais mas não sabe ainda o que ele representa? Descubra aqui o que é e qual sua importância para as empresas!

Para que um negócio tenha sucesso atuando também no ambiente digital, você já deve saber que é fundamental investir e se posicionar bem nos principais canais de contato com o público. E dentro dessa frente, você já ouviu falar no engajamento nas redes sociais?

Esse é um termo bastante utilizado para medir o sucesso de uma empresa com as suas postagens de redes sociais.

É por isso que neste conteúdo você vai entender melhor o que é de fato esse engajamento. Ah, e também vai conferir os motivos que fazem esse ser um fator tão importante para o trabalho de marketing digital!

O que é o engajamento nas redes sociais?

O engajamento nas redes sociais é uma métrica que mede o volume de compartilhamentos, curtidas e comentários públicos dos perfis de mídia social de uma empresa no ambiente online.

Historicamente, o engajamento tem sido uma métrica comum para avaliar o desempenho das empresas. Com bilhões de usuários ao redor do mundo utilizando essas redes, é fundamental ter perfis em várias delas.

E como o engajamento pode ser representado por esse número de interações, ele passa a ser visto como uma métrica de sucesso.

Medir o engajamento é a mesma coisa em todas as redes?

A resposta para essa pergunta hoje é não. Os três sites de mídia social mais populares atualmente são o Facebook, Instagram e o Twitter. E cada um deles possui seus próprios mecanismos para que os usuários expressem o engajamento, que são medidos de maneira diferente em cada plataforma:

  • Instagram: Curtidas, seguidores, comentários e cliques no link da bio;
  • Twitter: Re-tweets, seguidores, curtidas, comentários e cliques;
  • Facebook: compartilhamentos, curtidas, cliques, comentários e seguidores.

Enquanto compartilhamentos e curtidas informam sobre a popularidade de uma determinada postagem, itens como os cliques nas postagens indicam um nível mais alto de investimento. Um alto volume de engajamento mostra que os usuários desejam ver mais do seu conteúdo regularmente.

Por que o engajamento é importante?

Quando olhamos para cada uma das métricas citadas anteriormente de forma isolada, vamos perceber que esses são apenas números de vaidade. Sozinhos eles não demonstram um significado tão importante para a página em questão ou para a empresa.

Mas quando olhamos para o todo, para entender o nível de engajamento nas redes sociais, conseguimos ter uma visão de resultado importante. É a partir do engajamento que tomaremos decisões importantes, como diminuir ou aumentar frequências de publicações, por exemplo.

Ou seja, esse já se apresenta como um dos motivos para acompanhar bem o engajamento: ajuda a definir a estratégia de publicações.

Alguns outros motivos claros são:

  • Conhecer que tipo de conteúdo o público gosta mais de acompanhar;
  • Ter insights de novos conteúdos a partir do engajamento;
  • Conquistar mais relevância por parte do público;
  • Atrair novas pessoas que não conheciam a empresa;
  • Implementar melhorias nas descrições das postagens;
  • Analisar a parte visual.

Equilibrar o engajamento com o marketing de conteúdo e os esforços offline ajuda a ter um marketing eficaz. E entender bem as maneiras que as pessoas usam essas redes já é essencial para qualquer empresa. Mas lembre-se que o sucesso requer um esforço contínuo!

E se você quer ter sucesso com o engajamento nas redes sociais, não perca mais tempo e preencha o formulário de contato para entender como posso te ajudar nessa estratégia!

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp