Personas

Personas: por que é importante saber quem está consumindo sua marca?

Quando você faz qualquer tipo de divulgação, independente do canal de marketing que esteja utilizando, o objetivo é sempre o mesmo: gerar valor para uma pessoa específica, aquela com o perfil ideal entre aqueles que fazem a compra do seu produto ou serviço. É por isso que o entendimento sobre o que é Persona é tão importante hoje em dia.

Não conhece os detalhes sobre esse termo tão utilizado hoje em dia? Então continue a leitura para entender de uma vez por todas o que são personas e como elas podem ser importantes para o seu negócio!

O que são personas?

Na prática, você ainda não sabe o que é uma persona? Podemos definir como uma representação do perfil de cliente ideal. A lógica é simples: atrair pessoas com esse perfil aumenta as chances de fechar uma nova venda no final do ciclo.

As personas são usadas no marketing para ajudar a responder as perguntas que seus clientes possuem no dia a dia. Elas orientam todos os esforços de divulgação na direção certa. Isso acontece porque esse perfil fornece informações de referência claras e consistentes para todos em uma equipe de marketing.

A criação de personas exige que você entreviste seus clientes e estude diversos pontos, como por exemplo:

  • Suas necessidades;
  • Comportamentos;
  • Expectativas;
  • Desafios que precisa superar;
  • Objetivos atuais.

Depois de obter informações sobre seus clientes, você pode criar ações de envolvimento muito melhor. Um exemplo disso é tornar a experiência do usuário no seu site mais eficiente, implementando ações de usabilidade.

Todos os componentes de um site podem ser otimizados especificamente para as personas que você desenvolver, incluindo frentes como:

  • Design;
  • Mensagens (pop-ups e notificações);
  • Conteúdo;
  • Ofertas e calls to actions.

Qual a importância de ter isso bem definido?

Talvez você ache que não precisa de personas porque já sabe tudo sobre seus clientes. Mas se você não conseguir se envolver com seus clientes em potencial de maneira relevante e contextual, perderá a confiança e o interesse deles.

É exatamente por isso que as personas são importantes. Os profissionais de marketing que confiam apenas na sua intuição para realizar todo o trabalho nas redes sociais, por exemplo, têm na maioria dos casos um desempenho inferior em relação às empresas que criam e usam as personas na sua estratégia.

Essa definição só ajuda você a entender e se relacionar da maneira certa com um público que você deseja atingir.

Como a persona guia toda a comunicação e estratégia da empresa?

A criação de personas da sua empresa, ao invés de fazer apenas a criação de um público-alvo, permite que você conheça melhor seus clientes. Você aprenderá coisas que não sabia sobre eles nesse processo contínuo de entendimento e descoberta.

No mundo ideal, cada entrevista que realizar com os clientes pode servir de insumo valioso para identificar possíveis melhorias. E se for bem alinhada, pode ainda trazer insights sobre a percepção dos clientes sobre sua empresa, produto ou serviço. 

Conhecer seus clientes dessa forma também é importante porque são essas informações que vão guiar toda a comunicação. Você precisará produzir ações de marketing usando uma linguagem que transmita mensagens claras para os seus leitores, pensando já em convertê-los em clientes. 

Na prática, com a persona, você pode oferecer um marketing mais eficaz. Entregue aos seus leitores o que eles querem ler e ouvir!

Já entendeu como definir a persona é fundamental para qualquer empresa? Então entra em contato comigo para fazer esse trabalho junto com você! Garanto que o melhor caminho é se antecipar e planejar para ter o melhor perfil de persona 😉

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp