Terceirizar comunicação da empresa

Por que terceirizar a comunicação visual da sua empresa?

Quando pensamos em comunicação hoje em dia, já nem lembramos mais de rádio, jornal ou TV. A primeira coisa que surge na nossa mente são as redes sociais e as outras formas de comunicação digital. Mas quando as empresas percebem que o caminho é o lado visual, aparece a opção de terceirizar a comunicação visual.

Vídeos, imagens, fotos e ilustrações são essenciais para conseguir transmitir a mensagem que a empresa precisa para atrair novos clientes. Mas claro que a busca é sempre pelo caminho que pode trazer o maior retorno com um preço menor. Afinal de contas, quem não quer conquistar os melhores resultados com custo reduzido?

Aqui você vai entender por que é tão importante terceirizar a comunicação visual de toda a empresa. E para facilitar, isso será apresentado de acordo com a lista de benefícios que essa ação pode trazer para cada negócio.

Então aproveite a leitura do conteúdo para entender mais a fundo como é valiosos contar com o trabalho externo na área visual.

É mesmo importante investir na comunicação visual da empresa?

A primeira dúvida que deve existir é se realmente o investimento nessa área é fundamental para melhorar os resultados. E na prática, listamos 3 pontos que comprovam essa importância.

1. O design e visual que encanta os clientes vai aumentar suas vendas

Um pouco de conhecimento de psicologia e até mesmo dos princípios básicos de marketing é a base da comunicação visual. Esses são conhecimento essenciais para criar um anúncio ou até um pôster. Depois essas ações serão ferramentas poderosas para aumentar a demanda e a popularidade da sua empresa.

As pessoas provavelmente não estão conscientes, mas recebem mensagens de estimulação visual. Um design bem pensado pode comunicar alegria ou conforto e atrair o seu público-alvo.

Infográficos, por exemplo, podem atrair mais pessoas do que parágrafos longos. Eles podem fornecer as mesmas informações em muito menos tempo e de uma forma mais compreensível. Uma imagem fala mais que mil palavras, certo?

2. Um bom design ajuda a estabelecer sua marca

Pense no McDonald’s, na Apple, na Nubank, no Google ou na Nike. A possibilidades de você ler os nomes dessas empresas e já recordar dos logotipos e das cores delas é muito alta.

Não é só porque elas são populares que você pode se lembrar de seus símbolos e da identidade visual. Mas, de uma forma ou de outra, um bom design de produto e um atendimento ao cliente de qualidade ajudam a reforçar a imagem da empresa.

Esquemas de cores, linhas e formas consistentes ajudam as pessoas a lembrar e identificar sua marca. Já é comprovado que as pessoas se lembram mais das imagens do que das informações adquiridas através de outros tipos de estimulação sensorial.

3. Através da comunicação visual é possível ganhar a confiança do mercado

De cartazes a folhetos e sites, um bom trabalho de comunicação visual, que seja atraente, consegue passar profissionalismo para o mercado. A comunicação visual tem uma sensação mais tangível para seu público do apenas textos ou som. E isso adiciona uma camada de sofisticação e credibilidade à reputação da sua empresa.

Para um profissional que entende de marketing, criar meticulosamente cada elemento tem o único propósito de chamar a atenção das pessoas em poucos segundos que consegue de atenção.

As imagens devem ser desenvolvidas sempre para evocar certas emoções e respostas específicas.

Os seres humanos são criaturas visuais e entender como isso funciona pode lhe dar uma vantagem poderosa sobre os concorrentes. É por isso que o trabalho de comunicação visual é essencial para o seu negócio, e a terceirização para uma equipe ou profissional dá a chance de obter vários benefícios.

4 benefícios de terceirizar a comunicação visual da sua empresa

1. Economia e redução de custos

Para começar, terceirizar a comunicação visual de qualquer empresa já vai impactar diretamente em um fator importante: no custo!

Pois é, se você já passou por algum momento onde era preciso orçar esse trabalho, deve ter surgido a dúvida entre fazer interno ou externo. Mas na prática, estruturar uma área interna dentro da própria empresa acaba gerando um investimento ainda mais alto.

Encontrando o fornecedor ou parceiro certo para trabalhar diretamente com essa parte, mesmo que de forma externa, será muito mais fácil de economizar e ter um bom resultado em troca.

Mas ter uma área interna focada na comunicação visual não traz alguns benefícios?

A resposta para essa pergunta é sim, ter uma área interna tem suas vantagens. Mas esse é um trabalho demorado para se acertar nos profissionais.

É preciso cumprir com etapas como:

  • Criar uma rotina;
  • Entender as demandas;
  • Fazer todo o planejamento de fluxo de trabalho.

Por tudo isso, acaba sendo muito mais simples e barato contratar alguém que já tem essas expertises para assumir a principal demanda do momento. Poupar esse tempo de trabalho interno vai facilitar e agilizar todo o processo, contando com um pessoa terceirizada.

2. Planejamento completo

Como boa parte das equipes dentro de uma empresa, contar com alguém para tocar a comunicação visual pode pecar no planejamento.

Na prática, as empresas estão acostumadas a encararem as demandas focadas na execução. Mas em troca, é comum ver falhas na fase de planejamento.

3. Respeitar as especificidades de cada negócio

Outro grande benefício que sua empresa pode conquistar escolhendo terceirizar a comunicação visual é a chance de respeitar as partes específicas do projeto.

Isso significa que é preciso cuidar de todo o processo de marketing da empresa, de ponta a ponta, para que de fato consiga ter o resultado final esperado.

4. Histórico de sucesso

Contar com a escolha de terceirizar a comunicação visual também traz a vantagem de contar com o histórico de sucesso do profissional responsável.

A verdade é que a empresa tem a grande chance de encontrar pessoas capacitadas e experientes. Elas podem colocar em prática todo o projeto de comunicação visual, utilizando nele sua experiência de várias produções já criadas.

Eu posso ajudar você nesse desafio 😉

A ideia de terceirização surge justamente para agregar valor nas entregas, através da diminuição de custos com profissionais. Sei que estruturar uma área interna de marketing,  planejar e definir processos, contratar pessoas, fazer o gerenciamento e ainda arcar com diversos impostos é custoso, tanto em termos financeiros quanto de tempo. 

Hoje eu trabalho com parceiros e profissionais especializados em diversas áreas como:

  • Ilustração;
  • Mídias sociais;
  • Marketing pago;
  • Desenvolvimento.

Dessa forma, consigo garantir entregas de projetos com qualidade e profundidade de conhecimento, sempre trazendo resultados extraordinários para cada empresa. Então deixa aqui os seus contatos que podemos juntos terceirizar a comunicação visual da sua empresa 😉

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp