Panfleto Meu Sentinela

Por que usar a mídia offline é importante até hoje?

Nos dias de hoje, vivemos em um mundo completamente digital. Portanto, não é de se admirar que a maioria das empresas já concentre seus esforços no marketing online, em vez de usar os meios tradicionais. Mas pensando nisso, será que a mídia offline é importante atualmente?

Não há dúvida de que a mídia online oferece vários benefícios para as empresas. Isso ajudou a se tornar um padrão popular de marketing para as marcas e para os negócios. Embora o uso de alguns métodos, como as divulgações nas redes sociais, ofereçam vantagens, é fundamental que as empresas vejam a importância do marketing offline.

Pensando no que funciona melhor atualmente, a estratégia de marketing perfeita é aquela que combina os métodos de marketing online e offline, o que significa que todas as possibilidades de contato com o público são atendidas, e sua empresa não vai perder um determinado grupo demográfico importante.

Além disso, essa união de estratégias ajuda a divulgar ainda mais sua mensagem, em vez de se concentrar apenas em um modelo. É por isso que vamos apresentar agora os fatores que mostram porque a mídia offline é importante para qualquer tipo de negócio.

 

O que são as mídias offline?

Marketing offline é um termo usado para se referir a qualquer tipo de marketing que não envolva métodos e estratégias de divulgação online. Ou seja, o marketing offline utiliza canais de mídia que estão offline para criar e atingir metas tradicionais de marketing, como elevar o volume de público por meio das campanhas e aumentar o número de vendas.

Os canais de mídia offline para publicidade, divulgação de marcas e produtos incluem pontos como:

  • Anúncios de televisão;
  • Outdoors;
  • Telemarketing;
  • Rádio;
  • Revistas;
  • Jornais impressos;
  • Encartes promocionais;
  • Panfletos;
  • E qualquer outro tipo de mídia impressa.
Revista Gastronômica

O marketing offline é uma estratégia que, assim como o marketing online, deve ser cuidadosamente desenvolvida, planejada e organizada. Quando se trata de canais de mídia fora do espaço da internet, há muitas coisas que podemos fazer para despertar a atenção das pessoas.

 

Mas usar a mídia offline não é apenas imprimir uma arte com algum texto ou ler um anúncio de rádio. É um processo complexo que requer muita criatividade e trabalho duro!

 

Quais são os benefícios que explicam porque a mídia offline é importante?

 

É importante considerar os benefícios do marketing offline para entender porque combinar os dois tipos de mídia para ter sucesso. Algumas das principais vantagens de utilizar a mídia offline são:

 

Contato mais pessoal

 

Há um aspecto pessoal no marketing offline que você simplesmente não adquire online. Algo simples, como distribuir cartões de visita na sua loja ou em eventos oferece um toque muito mais pessoal. Enquanto enviar um e-mail com os detalhes do que pode oferecer de produtos ou serviços pode parecer mais frio.

 

Muitas pessoas apreciam esse aspecto pessoal, e é por isso que o uso de mídia offline precisa ser incorporado à sua estratégia geral de marketing.

 

Abrange todos os perfis de público

 

Grande parte da população já consegue usar a internet diariamente. No entanto, ainda existem pessoas que não possuem acesso ou não utilizam regularmente. Por exemplo, um público que envolve idosos têm menos probabilidade de passar muito tempo online do que pessoas mais jovens.

 

Ao usar a mídia offline, você cobre todas as possibilidades de público, porque seus esforços de marketing podem ser vistos por aqueles que não ficam online com frequência e que, sem essa alternativa, não teriam conhecimento da marca.

 

Pode atrair novas pessoas

 

Quando você usa produtos como banners vibrantes, quadros e outros materiais impressos no marketing, existe uma grande chance de atrair pessoas com muita facilidade quando comparamos também com uma postagem nas mídias sociais. Afinal de contas, hoje é preciso investir para que as publicações online sejam vistas pelas pessoas certas.

 

Além disso, o marketing offline é essencial se você participar de exposições e eventos para promover o seu negócio.

 

Combinando as mídias online e offline

 

Com o marketing online e offline entregando seus próprios benefícios exclusivos, é importante combinar os métodos para aproveitar a máxima exposição de marca. Isso é algo que você deve incorporar na estratégia de marketing para ter um plano de ação que permita usar ambas as mídias.

 

Uma análise feita em 2018 pela The Boston Consulting Group e apoiado pelo Google com 60 grandes empresas do Brasil de diversos segmentos diferentes apontou, entre outros números, que apenas 23% das empresas integram os dados online e offline. As ações de mídia são tratadas ainda de forma separada, mas o melhor caminho é fazer a combinação.

 

Você não precisa gastar uma fortuna quando se trata de marketing offline, pois há muitos métodos econômicos que pode usar. Muitas pessoas pensam em soluções caras de mídia offline, como anúncios de TV e anúncios nas mídias impressas. Mas na prática, existem vários outros métodos que são muito mais baratos.

 

Fazer ações como distribuir cartões de visita, cartazes, banners, panfletos e até mesmo mala direta são todas formas de marketing offline, mas não são necessariamente caras para se investir. Você pode, portanto, escolher os métodos de mídia offline mais econômicos para fazer parte de sua estratégia geral de marketing.

 

Lembre-se de manter a identidade visual!

 

Ao combinar os dois tipos de mídia, é importante que você conte com uma única identidade visual. Mesmo atacando áreas diferentes com o online e offline, existe uma grande chance de ter as mesmas pessoas conferindo ambas as mídias. E nesse momento, elas precisam ter um reforço de marca, identificando que se trata da mesma empresa.

 

Então tenha muito cuidado com as escolhas de design, que precisam funcionar tanto para uso no marketing online como  offline.

 

Estes são todos os benefícios importantes para o seu negócio, que você pode desfrutar quando você utiliza a mídia offline. E para conferir mais dicas e os próximos conteúdos, segue minha página no Instagram 😉

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp