85d03a5ba9e77ad1011407cd463b5735-2

Você já fez a análise de usabilidade do seu site ou sistema? Veja porque é tão importante!

Todo o projeto e desenvolvimento de sites ou sistemas precisa ser centrado no usuário, e não apenas na opinião das pessoas envolvidas dentro da própria empresa. Se um site funciona para o usuário, é sinal de que o trabalho de análise de usabilidade foi bem realizado!

 

Você ainda não tinha ouvido falar sobre a análise de usabilidade? Não se preocupe! Neste conteúdo você vai conhecer todos os detalhes sobre ele e qual a importância de realizá-lo.

 

No fim, o objetivo de cada empresa é sempre o mesmo: oferecer um serviço de qualidade desde o primeiro momento de contato com os clientes 😉

Qual a importância de fazer um teste de usabilidade?

 

O site da sua empresa é uma vitrine 24hs do seu negócio. Ele é a porta de entrada, onde os seus clientes chegam para diversas finalidades:

 

  • Conhecer a sua empresa;
  • Fazer pedidos;
  • Comprar seus produtos;
  • Contratar seus serviços.

Pensando em todas essas questões, é preciso ter um site eficiente, com layout funcional e desempenho de qualidade. Hoje em dia, qualquer erro ou falha chama muita atenção aos olhos do usuário. E as avaliações não são nada agradáveis quando isso acontece. 

 

É por isso que o teste de usabilidade é uma ação imprescindível de ser aplicada na prática. Essa é a técnica mais comum para verificar a utilidade da sua interface a partir da estrutura de design na visão de cada usuário.

 

O poder dessa técnica é que ela se baseia em aspectos qualitativos e se concentra no que o usuário faz, e não no que o usuário simplesmente diz que faria. É por isso que ela está totalmente relacionada com os conceitos de UX (experiência do usuário).

Objetivo da análise de usabilidade: gerar uma lista de melhorias de UX

 

Na prática, o principal objetivo de realizar a análise de usabilidade é gerar um relatório de problemas que precisam ser corrigidos para melhorar seu desempenho em termos de usabilidade.

 

Por isso, é preciso responder uma série de perguntas para descobrir se os principais pontos de usabilidade estão bem atendidos no momento. Esses pontos são:

 

  • Analisar a leitura: a leitura dos conteúdos presentes na sua página é confortável para o usuário?
  • Identificar os índices de legibilidade: com a disposição de cores e formas, será que as informações presentes no site são legíveis? 
  • Medir a efetividade dos botões: qual o percentual de pessoas que visitam seu site e clicam nos botões de conversão? Será que eles podem melhorar e ser mais efetivos?
  • Entender o posicionamento de texto: os conteúdos estão seguindo um padrão de posicionamento? Eles chamam a atenção e transmitem a mensagem que precisam passar da maneira que estão posicionados?
  • Analisar imagens e chamadas: o objetivo principal do seu site ou ação do sistema está claro para cada usuário?

E você, já está pronto para realizar a análise de usabilidade do seu site ou sistema? Nós entregamos uma porcentagem da saúde de usabilidade, além de um descritivo dos problemas encontrados. Então não perca tempo e entre em contato para saber mais detalhes!

compartilhe :)

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp